Ele ameaça que vai tirar a guarda do meu filho de mim.
Olá mais uma vez, tudo bem ?
Muitas mães são vítimas de ameaças e chantagens emocionais por parte dos genitores de seus filhos. Essas ameaças têm como objetivo gerar medo nas mães e impedir que elas tomem atitudes que possam prejudicar os genitores ou desfavorecê-los de alguma forma. Essa situação pode configurar o crime de violência psicológica contra a mulher.
O Código Penal define a violência psicológica como causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação.
Esse tipo de ameaça e chantagem emocional pode causar danos emocionais intensos nas mães e controlar seus comportamentos e ações. É uma violência cumulativa, praticada através de vários atos abusivos que vão abalando a paz e a tranquilidade da vítima.
É importante que as mães que sofrem com esse tipo de violência busquem ajuda especializada para saber como agir nesses casos. Ajuda psicológica é de extrema importância e ajuda jurídica. Não se cale e não abra mão de nenhum direito seu ou de seus filhos por conta das ameaças infundadas de perder a guarda.
Vamos aos pontos:
1. É Muito importante que logo após a separação, você busque regularizar a guarda do seu filho. Entenda melhor aqui. Feito isso, vamos aos outros pontos;
2. Perder a guarda não é tão simples quanto parece. O fato de o pai da criança ter uma condição econômica mais favorável não é um motivo. O fato de você sair a noite para se divertir, ou trabalhar como prostituta, também não é um motivo. O que não pode acontecer é deixar a criança sozinha. Se seu filho fica com alguém responsável enquanto você sai, não há nenhum problema;
3. Se você oferece saúde, educação, alimentação e amor, fique tranquila. Entre com a ação de fixação de alimentos e convivência sem medo;
4. Se o ex continuar te ameaçando, junte print das mensagens ( apagando o contato e deixando apenas o número), e faça um boletim de ocorrência.
Eu sei que é difícil, mas essa fase passa. Você só precisa ser forte e seguir em frente.
Se você ainda ficou com alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários.
Até mais !